Powered By Blogger

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Quebrando a rotina: a Casa de Acolhimento no Parque Imperatriz


Quebrando a rotina: a Casa de Acolhimento no Parque Imperatriz
No dia 10 de Fevereiro de 2012 a Casa de Acolhimento organizou uma confraternização no Parque Imperatriz Leopoldina, a idéia da atividade partiu das próprias crianças e adolescentes e planejada com os educadores da instituição.
O passeio foi um ótimo momento de lazer e de descontração, possibilitando “quebrar” um pouco a rotina da casa de acolhimento. Ao todo, foram nove crianças e adolescentes e cinco educadores revezaram-se para organização do passeio.
A responsabilidade ficou a cargo das crianças e adolescentes na organização dos utensílios para o almoço. A ansiedade era tanta para a atividade que eles esperaram logo cedo com tudo separado para ser levado ao Parque.
Chegando ao local, o galeto foi preparado com a ajuda de todos. O espaço do parque foi aproveitado ao máximo, foi feito a trilha ecológica onde os adolescentes desfrutaram da beleza do lugar, também puderam conhecer a Estação Meteorológica e o rio do parque. A quadra de futebol foi a mais procurada, um ótimo momento de interação, a pracinha também foi utilizada pelos infantos que participaram da confraternização. 
O objetivo da nossa confraternização foi além de oportunizar um momento de lazer, ela também teve como objetivo fortalecer os vínculos afetivos, de pertencimento e de sociabilidade entre todos, pois o Acolhimento institucional é um serviço que busca efetivar a medida de proteção integral às crianças e adolescentes, através do cuidado, da atenção e da educação, pois o evento realizado demonstrou a comunicação, a organização e a participação de todos os sujeitos nas tomadas de decisões, permitindo assim a convivência social.
Contudo, além do comprometimento que as crianças e adolescentes tiveram com a atividade, a razão da felicidade expressada por todos em estarem juntos, foi por compartilharem um dia muito especial, e que com certeza será repetido.






quarta-feira, 2 de maio de 2012

Apadrinhamento Afetivo: construindo novas possibilidades

Apadrinhamento Afetivo

Existe em nossa cidade
crianças e adolescentes
que já passaram por muitas adversidades.
As vezes são órfãos de pais e mães vivos
e estão sendo acolhidos em abrigos.
Necessitam de cuidados, amor e proteção,
pois estão em idade de formação.

Mude esta história.
Você pode ser a diferença na vida de alguém.
Venha ser padrinho ou madrinha
daqueles e daquelas que não tem mais quase ninguém.

Basta o seu querer e tudo mais pode acontecer.
Com um pouco do seu tempo e dedicação
os corações tristes alegres ficarão e
até suas notas na escola melhorarão.

Departamento de Programas e Projetos da Alta Complexidade
Rua São Joaquim, 600 - São Leopoldo/RS - Telefone (51) 3568-7176
e-mail: altacomplexidade@saoleopoldo.rs.gov.br

ABERTURA DA 9º EDIÇÃO DO PROGRAMA APADRINHAMENTO AFETIVO

PROGRAMA APADRINHAMENTO AFETIVO – 9ª EDIÇÃO / 2012


A Secretaria Municipal de Assistência, Cidadania e Inclusão Social está lançando a 9ª edição do Programa Apadrinhamento Afetivo. O Programa Apadrinhamento Afetivo permite que crianças e adolescentes  de nosso Município, que hoje são “filhos do Estado”, que já foram destituídos do poder familiar ou estão em processo de destituição, e estão em acolhimento institucional (abrigos), tenham um vínculo afetivo com alguém (padrinho ou madrinha) que possa ser referência na sua vida.
O vínculo afetivo beneficia o afilhado na construção da auto-estima, na segurança em seus relacionamentos sociais e afetivos; propicia, enfim, um melhor desenvolvimento, pois estão em idade de formação.
Crianças e adolescentes com referenciais afetivos  se tornam adultos felizes. E os adultos que reconhecem a importância desta troca afetiva com seus afilhados garantem o direito à convivência familiar e comunitária destes jovens.
Se você quer dar carinho, atenção a uma criança ou adolescente e  tem disponibilidade de tempo para ir à escola em datas especiais (dias dos pais, das mães, das crianças, Páscoa,etc.), de olhar os cadernos, convidar o/a afilhado/a para almoçar, passear no final de semana, compartilhar as férias, quer ajudar a encaminhar a uma profissão quando chegar a adolescência; então, você tem tudo para ser um bom Padrinho ou Madrinha!
O Padrinho ou a Madrinha Afetivos vão prestar assistência moral, afetiva, física, complementando o trabalho dos acolhimentos institucionais, cumprindo obrigações com as instituições e com o/a afilhado/a. Deve ter bem claro que não se trata de adoção e que o vínculo formado poderá se manter após a desinstitucionalização.

QUAIS SÃO OS CRITÉRIOS PARA PARTICIPAR DO PROGRAMA APADRINHAMENTO  AFETIVO?

·         Idade mínima de 21 anos, respeitando a diferença de 16 anos entre o(a) afilhado(a) e padrinho/madrinha, conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente;
·         Inscrever-se na  SACIS (Rua São Joaquim, 600, Centro, São Leopoldo);
·         Apresentar a documentação solicitada;
·         Passar pela entrevista preliminar;
·         Participar das Oficinas de Sensibilização.

  • O telefone para marcar entrevista é o 3568-7176.
  • Faça diferença na vida de uma criança/adolescente de nosso Município. Inscreva-se!

Seminário Convivência Familiar e Comunitária de Crianças e Adolescentes Direitos Humanos e Justiça