Powered By Blogger

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Seminário Estadual Pró-Convivência Familiar e Comunitária


O Departamento de Programas e Projetos de Alta Complexidade, da Secretaria Municipal de Assistência, Cidadania e Inclusão Social - SACIS -  participou do  Seminário Estadual Pró-Direito à Convivência Familiar e Comunitária: Mobilizando para a Construção dos Planos Municipais e Estadual. O Seminário foi realizado das 08h às 18h, no Auditório do Palácio de Justiça, em Porto Alegre/RS, no dia 18 de setembro. São Leopoldo foi o  município pioneiro na  construção do Plano Municipal de Convivência Familiar e Comunitária.

 Maiores informaçãoies sobre o seminário: http://www.boaspraticasconvfamiliar.org.br/cms/noticias/66-seminario-estadual-pro-direito-a-convivencia-familiar-e-comunitaria.html

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Apadrinhamento Afetivo - 9ª edição/2012

Apadrinhamento Afetivo - Afeto além dos muros institucionais

              No Sistema Nacional de Adoção, o perfil das crianças buscadas pelos futuros pais, de modo geral, é altamente seletivo, preferindo-se crianças de um a três anos de idade. Deste modo, o número de crianças, com idade superior a três anos,  que já estão destituídas do poder familiar e vivem em abrigos é muito grande, por não conseguirem uma colocação familiar. Tais crianças e adolescentes não têm nenhum contato afetivo além daqueles vivenciados nas instituições. Com o intuito de abrandar esta realidade foi instituído em São Leopoldo o Programa Apadrinhamento Afetivo, no qual o padrinho/madrinha (pessoa que não tem interesse em adotar) atua junto a  crianças/adolescentes tornando-se um referencial de vida.

             Foi oportunizado, através da nona edição do Programa Apadrinhamento Afetivo, a onze crianças e adolescentes de nosso município, a ampliação da convivência familiar e comunitária, bem como ter um vínculo duradouro com pessoas (madrinhas e padrinhos afetivos) que se tornarão referência em suas vidas.

Para maiores informações e inscrições para o Programa Apadrinhamento Afetivo ligue para o telefone 3568-7176, Departamento de Programas e Projetos de Alta Complexidade.

Seminário Convivência Familiar e Comunitária de Crianças e Adolescentes Direitos Humanos e Justiça