Powered By Blogger

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Quebrando a rotina: a Casa de Acolhimento no Parque Imperatriz


Quebrando a rotina: a Casa de Acolhimento no Parque Imperatriz
No dia 10 de Fevereiro de 2012 a Casa de Acolhimento organizou uma confraternização no Parque Imperatriz Leopoldina, a idéia da atividade partiu das próprias crianças e adolescentes e planejada com os educadores da instituição.
O passeio foi um ótimo momento de lazer e de descontração, possibilitando “quebrar” um pouco a rotina da casa de acolhimento. Ao todo, foram nove crianças e adolescentes e cinco educadores revezaram-se para organização do passeio.
A responsabilidade ficou a cargo das crianças e adolescentes na organização dos utensílios para o almoço. A ansiedade era tanta para a atividade que eles esperaram logo cedo com tudo separado para ser levado ao Parque.
Chegando ao local, o galeto foi preparado com a ajuda de todos. O espaço do parque foi aproveitado ao máximo, foi feito a trilha ecológica onde os adolescentes desfrutaram da beleza do lugar, também puderam conhecer a Estação Meteorológica e o rio do parque. A quadra de futebol foi a mais procurada, um ótimo momento de interação, a pracinha também foi utilizada pelos infantos que participaram da confraternização. 
O objetivo da nossa confraternização foi além de oportunizar um momento de lazer, ela também teve como objetivo fortalecer os vínculos afetivos, de pertencimento e de sociabilidade entre todos, pois o Acolhimento institucional é um serviço que busca efetivar a medida de proteção integral às crianças e adolescentes, através do cuidado, da atenção e da educação, pois o evento realizado demonstrou a comunicação, a organização e a participação de todos os sujeitos nas tomadas de decisões, permitindo assim a convivência social.
Contudo, além do comprometimento que as crianças e adolescentes tiveram com a atividade, a razão da felicidade expressada por todos em estarem juntos, foi por compartilharem um dia muito especial, e que com certeza será repetido.






Seminário Convivência Familiar e Comunitária de Crianças e Adolescentes Direitos Humanos e Justiça