Powered By Blogger

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Facilitadores em Círculos de Justiça Restaurativa e de Construção de Paz





Desde 2005, o Projeto Justiça para o Século 21 dedica-se a difundir as boas práticas da Justiça Restaurativa (JR), tendo por objetivo pacificar conflitos e violências envolvendo crianças e adolescentes. Trata-se de uma iniciativa interinstitucional articulada pela Escola Superior da Magistratura da AJURIS- Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul, através do seu Núcleo de Justiça Restaurativa.   
O curso de facilitadores em círculos de Justiça Restaurativa e de Construção de Paz foi formatado para profissionais que trabalham com jovens, jovens adultos e suas famílias, dentro dos serviços sociais, na prevenção da violência/ gravidez, educação e programas de desenvolvimento positivo para jovens. Oferece um conjunto de ferramentas flexível que podem ser aplicadas em uma variedade de ambientes e com objetivos variados. Nós acreditamos que qualquer indivíduo responsável e preocupado com as questões acima pode aprender a usar estas práticas de maneira segura, criativa e eficiente.
Os círculos propiciam um ambiente no qual os participantes desenvolvem a consciência emocional e competência emocional e aprendem a praticar a atenção plena. Os usuários aprendem a planejar, criar e facilitar o círculo de construção de paz como um lugar seguro para compartilhar o diálogo.  
O curso ocorreu de 23 a 26 de outubro de 2012, em Porto Alegre na sede da AJURIS, ministrado pela professora Kay Pranis.




Seminário Convivência Familiar e Comunitária de Crianças e Adolescentes Direitos Humanos e Justiça