Powered By Blogger

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Segundo Seminário sobre Pessoas em Situação de Rua

No dia primeiro de Novembro realizou-se o Segundo Seminário sobre Pessoas em Situação de Rua: a Intersetorialidade como Desafio, promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Novo Hamburgo.

Os principais aspectos abordados no Seminário foram os seguintes: 

  • Necessidade de políticas que vão ao encontro destas pessoas, através da Busca Ativa, tendo em vista que esta população não vai buscar os seus direitos nos ambientes tradicionais.
  • Necessidade de um prefeito que apoie a construção de políticas específicas para as pessoas em situação de rua.
  • Resgatar e construir cidadania, amenizando as perdas destas pessoas através da intersetorialidade.
  • Necessidade de protagonismo das pessoas em situação de rua.
  • Oportunizar a participação através de fóruns e da criação de um Conselho Municipal de Pessoas em Situação de Rua, dando voz e voto aos moradores de rua.
Também foram comentadas as seguintes diretrizes da Política Nacional para Inclusão Social da População em Situação de Rua:
  1. integração e transversalidade das políticas públicas;
  2. complementariedade;
  3. democracia e igualdade;
  4. participação cidadã;
  5. orçamento (rubricas específicas);
  6. indicadores e diagnóstico da situação (produção de conhecimentos);
  7. desconstrução de estigmas;
  8. participação na rede;
  9. trabalhar a autoestima e resgate do plano de vida.

Palestras abordaram inclusão

"No seminário, as palestras focaram-se na intersetorialidade e na inclusão, as maiores dificuldades trazidas com as condições dos moradores de rua, e a relação com as políticas públicas, uma das soluções apresentadas.Não é apenas a assistência social que consegue fazer com que todos tenham moradia digna, é necessário que todos os setores se juntem, ressaltou o palestrante do evento e representante do Movimento Nacional de Moradores de Rua (MNMR), Anderson Lopes. A diretora do Departamento de Direitos Humanos e Cidadania do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Tâmara Biolo Soares, ainda complementou que a discriminação é um problema que deve ser enfrentado. As relações de poder são inerentes, há uma hierarquia, o que devemos fazer é equalizar estas relações. Temos, também, que empoderar as pessoas em situação de rua e isso só acontece quando damos voz a eles e podemos fazer isso com as políticas públicas, pronunciou. Além dos palestrantes, a mesa oficial foi composta pelo coordenador do Centro de Referência em Direitos Humanos de Novo Hamburgo, Hélio Feltes, pela pró-reitora da Universidade Feevale, Gladis Baptista, e pelo secretário interino da SDS, Hélio Pacheco, que comentou que a ação deve ser feita em trabalho coletivo. Essa população é invisível, mas temos olhar com novos olhos o mundo que nos cerca, completou". 

.


Seminário Convivência Familiar e Comunitária de Crianças e Adolescentes Direitos Humanos e Justiça