Powered By Blogger

quarta-feira, 4 de julho de 2012

SACIS prestigia a apresentação da Escola Chico Xavier


Escola Chico Xavier é apresentada à comunidade


A Secretaria Municipal de Educação e a Trensurb apresentaram à comunidade,no dia 28 de junho, as novas dependências da escola Francisco Cândido Xavier (Chico Xavier), localizada no loteamento Pe. Orestes, na rua 1, nº 799, bairro Santos Dumont. A obra foi uma parceria da prefeitura municipal de São Leopoldo com a Trensurb e atenderá aos moradores que foram deslocados para aquela região por conta da construção da linha do trem até Novo Hamburgo. Executada pela Canadá Engenharia, ela possui uma área construída de 2.851,90 m2, mais uma quadra poliesportiva com iluminação de 513,60m2. A instituição conta com acessibilidade e terá capacidade para 1 mil alunos. Num primeiro momento, até o final do ano letivo, a nova EMEF atenderá a duas turmas de educação infantil, turmas do projeto Seguindo em Frente, oficinas do projeto Mais Educação e oficinas em parceria com a AMEP. Em 2013, a nova escola terá o seu funcionamento integral.
Para a primeira diretora da escola, professora Jussara Dias Bueno, receber uma escola dessa qualidade, é uma grande responsabilidade, principalmente porque ela atenderá uma clientela que necessita de cuidados especiais. "Enquanto a escola estava sendo construída, eu construí a minha vinda para cá", salienta a diretora. Lembra que quando entrou no magistério, a luta era para conseguir merenda para as crianças e um espaço para cozinhar. "Agora, todos tem merenda, e de qualidade, e mais essa maravilha de escola, com tudo o que há de mais moderno. Esta maravilha de escola esta aberta à comunidade. Esperamos que a comunidade se abra para ela", concluí Jussara.
A secretária municipal de Educação, professora Leocádia Inês Schoffen, salienta o quanto a comunidade merece essa escola e o quanto ela será importante para o desenvolvimento do bairro. "Esse investimento, que passou de R$ 4 milhões, deverá ser um espaço que acolhe, que cria e que educa", lembra a secretária. "Senti isso, pois quando as crianças entraram aqui, entrou a vida", disse ela.
Resgate histórico
Para o prefeito Ary Vanazzi, essa belíssima obra, uma das mais modernas escolas do município, representa o resgate histórico de uma dívida social que ainda não foi totalmente paga. Destaca que, nessa região, encontram-se os maiores problemas sociais do município. "Esta escola faz parte de um projeto estratégico para as famílias que antes de virem para cá, moravam em condições precárias", recorda o prefeito. Para ele, a construção dessa escola, mais a João Goulart e a Pe. Orestes, faz parte de um conjunto de ações sociais para esta comunidade. "Muitas coisas infundadas são ditas por ai, mas nunca tiveram a coragem de fazer o que nós fizemos por essa comunidade", concluí .

Seminário Convivência Familiar e Comunitária de Crianças e Adolescentes Direitos Humanos e Justiça